Monday, June 2, 2008

Ohhh...a Felicidade :)

É tão bom a felicidade :) E principalmente com barriguinha é ainda melhor :)
Se todos os dias nos questionamos se este stress, aquele susto, ou aquela tristeza podem ter chegado @ bebé...quando estamos com um enorme sorriso e o coração aconchegadinho pelos amigos é bom imaginar que @ bebé está igualmente confortável, plena e feliz !

2 comments:

Cristiana said...

Olá,
não sei bem como dizer, mas...
não consigo entender como é que consegues ver dessa forma o parto!
Eu sei o que é uma doula, tudo muito bem, apoio e acho que são de facto uma mais valia para todos a sua presença e acompanhamento, mas acho que se está a chegar a um ponto de exagero quanto à forma de ver os partos. Anda tudo em extremos: até à puco tempo tudo era interventivo, mecânico e anti-natura, agora parece que só ouço falar em partos na água, o mais mais natural, sem medicações e etc, e ainda mais partos em casa!! Em Portugal! Poupem-me, não acredito muito nesta abordagem da situação, gostaria de mudar de opinião, mas tem sido dificil. Todos os dias ouvimos relatos de bebes que sofreram no parto, maes com sequelas.... sim, a maioria estava no hospital, mas pq não recorreram mais cedo à cesariana, deu problemas.
Não consigo! Cada vez mais sou adepta 100% escolha para o casal sobre a forma de nascer. E sou adepta da cesariana sem panos a tapar tudo!
Parto normal sem dor? Não!
Em casa? Só se o hospital fosse ao virar do corredor!
Bem, desculpa todos estes desabafos, mas há já algum tempo que este assunto me anda a moer os neurónios.
PS: só mais um aparte: a amamentação! Então esse deixa-me nas horas. Tudo bem, se tem leite, o bebé fica satisfeito e tem crescimento adequado, pq n? Mas por favor! O olhar e modo como se olha e fala (até que inconscientemente) sobre quem não amamenta com o seu leite... incomoda-me, parece que quem amamenta com leite das mamas é mais mãe que as outras?! E não digam que não, pq até a nossa ridicula lei da amamentação comprova o que digo: então a Sra. A dá das mamas tem direito de até aos 3 anos ser dispensada 2 horas/dia para o efeito, e o bebé da Sra.B n deve comer não!!Ou então é um super bebé e já bebe sozinho!!
Bem, fico por aqui.
Cumprimentos,
Cris
Felicidades para ti!

MicasMariana said...

Olá Cristiana,
bem, que e posso eu dizer a tão sentido comentário? Antes de mais, se não consegues entender a minha maneira de ver o parto só posso respeitar isso! Não ando aqui para convencer ninguém, este blog serve apenas para alinhavar as minhas ideias e agora para deixar algumas histórias sobre a minha caminhada de doula e de mãe.
Acho que misturas aqui uma série de coisas mas no fundo defendes o que eu defendo, "Cada vez mais sou adepta 100% escolha para o casal sobre a forma de nascer.". É precisamente, e só isto, que defendo! E também que devemos entrar no sistema de saúde informados, sem ter de tirar um curso de medicina, que eu não quero ser médica, quero ser uma mãe informada. E quero que me informem com base em evidências científicas, não assim porque sim.
Dizes que "gostaria de mudar de opinião, mas tem sido difícil", se assim é aconselho-te a dar uma vista de olhos neste livro disponível em PDF http://www.bionascimento.com/index.php?option=com_content&task=view&id=166&Itemid=0
Por último, a questão da amamentação. Acho que medes o todo pela parte, nunca neste blog leste uma opinião dessas. Nenhuma mulher é menos mãe pelas opções que faz, na minha opinião. E sinceramente nunca ouvi nenhuma doula a defender isso, mas não é pelo facto de não conhecer nenhuma doula que o defenda que posso assegurar a pés juntos que "todas" as doulas o defendem.
Eu sei que não falas de doulas em particular, falas do sentimento geral da população, mas neste caso só posso falar por mim e pelo que conheço. E efectivamente tens razão, existe muita coisa errada na população em geral, mas a mudança só cabe a cada um de nós em particular.
Um grande abraço,
e volta sempre que queiras:)
Micas