Wednesday, May 21, 2008

Um banho de tecnocracia!

Acabadinha de chegar de Beja tive duas consultas. De manhã a ecografia, de tarde a consulta com a minha médica de família.
De manhã tive um exemplo ao vivo e a cores do que é a tecnocracia. E não gostei nada...
Ora então, cheguei ao hospital, apresentei-me à administrativa e ela passou-me um papel para eu assinar enquanto esperávamos pela nossa vez. O papel dizia que eu autorizava a fazerem-me uma série de exames, amniocentese, cordocentese, e outros que tais, depois de me terem explicado os riscos e benefícios. Ora nem ninguém me tinha explicado nenhum risco nem benefício, como eu só estava ali para fazer uma simples ecografia... Decidi esperar até entrar e falar com a médica.
Entrei no consultório, pediram-me o "tal" papel, e eu lá respondi que não tinha assinado porque queria que me explicassem o que estava a assinar.Elas disseram que era uma simples autorização mas quando olharam para o papel, "mas este é o papel errado!!". Resumindo, lá me foram buscar o papel "certo" que dizia nada mais nada menos que eu autorizava a realização da ecografia conhecendo os riscos e benefícios(que obviamente ninguém explicou) e que esta servia essencialmente para detectar grandes malformações, no entanto, ainda que tudo parecesse normal, isso não garantia uma criança saudável...Simpático não? Eu acabei por assinar sem "incomodar" mais a Srª Drª.
De seguida ela informou-me que a seguir eu ia fazer o exame bioquímico. Ups, lá tive de chatear outra vez... E esse exame é o quê? Para que serve? "Não é nada, é apenas um exame de rotina que se faz a casais jovens". Pois sim, mas e serve exactamente para quê? "é um exame de rotina, é só tirar sangue, e serve para fazer o despiste da Trissomia 21." Então nesse caso não estou interessada em fazer esse exame. Olá!! Aqui a Srª Drª levantou pela primeira vez os olhos dos papeis e olhou para mim. Já nem sei o que ela disse, eu e o Eduardo lá íamos dizendo que não pensávamos abortar em caso de malformações, que esta criança ia nascer se quisesse, e que não sentíamos necessidade de saber agora caso alguma coisa acontecesse.
Lá passámos à eco propriamente dita, mas eu que ainda pensava que ia ser um momento mágico ver a pipoca pela 1ª vez, foi tudo menos isso. A médica não me dirigiu uma palavra, não me disse sequer quanto media a pipoca, lá referiu placenta prévia(eu ainda perguntei o que ela queria dizer com isso, mas não tive sorte nenhuma). Foi bruta e impessoal, eu saí de lá com o Eduardo a rir, a gozar com toda a situação, mas realmente se fosse outra pessoa qualquer ia sair dali com muitas dúvidas e muitos fantasmas.
O texto já vai longo, queria apenas dizer que de tarde com a minha médica de família foi tudo melhor. Até tenho esperança de conseguir construir uma relação simpática com ela de maneira a falar com ela sobre humanização do nascimento. Tenhamos fé ;) .

5 comments:

moya said...

que horror! E pensar que são estas pessoas que cuidam de nós e dos nossos filhos! é um milagre as coisas não correrem pior do que já correm!
é incrível: eu p.e., estou a ser seguida em Gine. numa clínica privada de renome em Lisboa (começa por C e acaba em F e tem U no meio). Só não digo qual. Fui para lá porque ficava ao pé do meu antigo trabalho e porque me instigava confiança. Depressa descobri que as assistentes estavam mais interessadas em desbobinar a última cusquice que atender os telefones ou as pessoas. Marcaram-me exames que não podiam ser feitos de seguida para o mesmo dia e 1/2h intervalo (e em pisos diferentes!). Ao contrário do que pensava tem IMENSA gente (parece um hospital público) e não parece assim tão limpa... Quanto ao médico, apesar de ser o melhorzinho que já me calhou, é de poucas palavras e responder a perguntas "tá quieto". é só "faça isto e akilo e relaxe". Houve 1 vez q me receitou uns ovulos (e não me respondeu para que serviam) com a recomendação de não ter R.S. durante o período de toma. Ok, e depois perguntei. DEpois tudo bem. Passados os 10 dias de toma caí doente com gripe: foi o que valeu: uma semana depois estava na WC e sai-me um rolhão de todo o tamanho pela "vageigei": eram os óvulos! Liguei aflita para o médico a pensar que tinha feito algo errado ou que algo estava terrivelmente mal e do outro lado: "não, é perfeitamente normal". Mas então o Sotor não disse que depois de tomar os óvulos podia ter RS à-vontade? Não referiu que eles saíriam assim... "Disse sim sra: foi vocÊ que percebeu mal". Pois sim, abelha. Agora estou com uma cistite e liguei para lá: só há consultas para Junho e o médico não estava. Sabe-me dizer o nº do consultório particular? "Ah, não... ligue amanhã" (com certeza a menina nunca sofreu de cistite) Fui à net e descobri o nº: liguei. "O Dr não está". Expliquei a situação e pedi um nº onde o pudesse contactar. "então se ele amanhã está na Cuf, ligue-lhe amanhã". OBRIGADINHA disse eu... Epá, eu tenho tido azar mas não se pode negar que 1-as pessoas não têm prazer ou brio no seu trabalho; e 2-os médicos parece que estão a fazer um frete quando alguém lhes pede ajuda ou informação! (caso não tenham reparado: é o trabalho deles)

MicasMariana said...

Moya, sabes que te digo? Perdoai-lhes Senhor...
Mas perdoai-nos a nós também se não tomarmos as rédeas da situação e nos deixarmos levar na conversa.
E concordo plenamente contigo!

Ecojóias said...

Vim cá ter através de um link num outro blog, ainda só li este post e já fiquei fã.
Estou grávida de 6 meses pela segunda vez.
Da primeira fiz tudo como manda a cartilha e nem por isso me dei bem, desta vez tomei as rédeas da situação: 1ª consulta às 17 semanas, análises só de rotina no 2º e 3º trimestre e ecos só a última e é porque descobri que se não fizesse nenhuma a Srª Draª não podia passar o documento para a segurança social e eu não teria direito ao fantástico abono pré-natal.

mjf e pmp said...

Pois: tÊm razão... TEmos que ter força para mudar e fazer respeitar os nossos direitos.
Um abraço,
moya

MicasMariana said...

Lídia,
ainda bem que gostaste, aparece sempre;)
E MUITOS PARABÉNS!!
Pelo que li estás bem decidida a tomar as rédeas da tua gravidez e parto, e isso é absolutamente MARAVILHOSO!
Beijos