Thursday, January 24, 2008

Toula Q.B.

Caros leitores, se é que já os há por aí...
Como houve reacções ao endereço deste meu blog, depois de pensar bem decidi deixar aqui algumas palavras sobre o assunto.
Decidi em primeiro lugar não alterar a morada, a escolha já tinha sido ponderada, e não tinha sido feita levianamente, pelo que acho muito mais útil deixar aqui o porquê da escolha...e o porquê das reacções.

a Doula Toula sou EU! Mais nenhuma das outras Doulas!
E porquê Toula? Porque é como me sinto, sou a Aprendiz no meio das Anciãs. A Aprendiz de Feiticeira. Descobri este caminho, apaixonei-me, e sei que tenho um mundo pela frente com muito para aprender, algumas lutas e muitas felicidades. Além disso, quem me conhece sabe(e até se vai surpreender com este post) que eu sou dada a estas baboseiras e brincadeiras. Vivo com um sorriso nos lábios e um piscar de olho maroto. E é assim que vou estar ao lado das mães que me queiram.

E porquê as reacções? Porque realmente as Doulas ainda não são vistas com bons olhos pela grande maioria da opinião pública. Aliás, no estrangeiro onde o seu trabalho já tem mais tempo, sabe-se que não foi tarefa fácil e que tiveram de enfrentar muitos cépticos, muitos Velhos do Restelo, muita gente mal-intencionada. E por isso temos de ter muito cuidado com a informação que veiculamos para o exterior, temos de ser claras, objectivas, e não dar azo a qualquer mal-entendido.

A minha principal questão é, a falta de respeito, a reacção brusca ou mesmo violenta, as palavras duras e injustas que muitas Doulas já ouviram são resultado da ignorância e do medo. São também elas resultado do círculo vicioso "dor --> medo --> tensão --> dor".

E assim, pensei bem, e percebo a renitência quanto ao enderço do meu blog, mas escolho enfrentar este novo caminho assim. Até porque, posso-vos dizer que só tenho tido boas reacções, quem conhece as doulas só tem boas opiniões a dizer, quem não conhece fica encantado e curioso para saber mais.

Minhas Amigas (e alguns amigos) vamos à Luta! Eu estou pronta!
Sempre com uma gargalhada e um bom argumento como armas!

3 comments:

morgy said...

aleluia!!!! finalmente um post teu! quero mais posts da tola e menos citações, pode ser?

MicasMariana said...

heheheeheh
Esta era a última reacção de que eu estava à espera ;)
Eu percebo-te Morgy, mas ainda estou pôr as ideias em ordem relativamente a estas coisas, mas tens razão, vou pensar nisso :D

Luisa Condeço said...

Querida Micas, já cá queria ter vindo, mas ando sempre numa correria, para ver se sobra tempo para coisas boas de fazer (e eu até faço quase sempre coisas boas de fazer...) para te ler um bocadinho e vi o teu post.
Sabes, vais dar uma excelente doula, e sabes porquê? Porque te preocupas e te questionas, os primeiros passos para ser uma boa doula! Beijinhos